Loading...
Apresentação 2018-07-16T09:34:28+00:00

O que é a #H4A Primary Health Care Research Network?

A #H4A Primary Health Care Research Network é um espaço de partilha de ideias, uma rede facilitadora de contactos e promotora da investigação nos Cuidados de Saúde Primários portugueses.

Objetivos

Facilitar a concretização de projetos de investigação, fornecendo apoio desde o desenho e escolha das metodologias de investigação, passando pelo apoio à implementação, análise de dados, até à publicação dos resultados.

Informar e orientar os candidatos na escolha dos 2ºs Ciclos de Estudos (Mestrados) e 3ºs Ciclos de Estudos (Doutoramentos / Programas Doutorais) disponíveis em Portugal e de maior pertinência para os profissionais de Cuidados de Saúde Primários.

Criar e desenvolver canais de comunicação entre as empresas e os investigadores em Cuidados de Saúde Primários. Por exemplo, empresas interessadas em desenvolver investigação em Cuidados de Saúde Primários, empresas da indústria farmacêutica ou empresas relacionadas com o desenvolvimento de aplicações relacionadas com a saúde.

Contribuir para o enriquecimento e para a diversidade das metodologias de investigação aplicadas em Cuidados de Saúde Primários.

O que significa #H4A?

#H4A significa “Health for All”. Esta é uma expressão historicamente relacionada com o desenvolvimentos dos Cuidados de Saúde Primários. “Health for all in the year 2000” foi o lema da I Interational Conference of Primary Healthcare que decorreu em Alma-Ata em 1978. Esta conferência é considerada como um marco histórico do desenvolvimento e disseminação dos Cuidados de Saúde Primários por todo o mundo.

“Health For All”

Porquê a criação da #H4A Primary Health Care Research Network?

No presente, apesar da excelente qualidade de formação dos profissionais de Cuidados de Saúde Primários, muitos dos projetos de investigação carecem de dimensão ou padecem de imperfeições metodológicas que tornam muito difícil a respetiva publicação científica.
No presente, ao nível da indústria da área da saúde também existem questões de investigação pertinentes, mas a indústria sente dificuldade em encontrar interlocutores que possam desenvolver e implementar os respetivos projectos de investigação.

Um exemplo que evidencia as lacunas neste campo é o facto de ser escasso o número de ensaios clínicos desenvolvidos nos Cuidados de Saúde Primários quando comparado com o número de ensaios clínicos desenvolvidos em ambiente hospitalar.

Nesse contexto, acreditamos que é possível mudar esta realidade e acreditamos que a #H4A poderá contribuir para o diálogo entre todos os interessados na concretização de uma investigação de melhor qualidade nos Cuidados de Saúde Primários Portugueses.

Formação

  • II European Forum on Prevention and Primary Care – More Info 
  • Curso de Metodologias de Investigação – em breve comunicaremos a abertura de inscrições
  • Curso Medicina Preventiva Baseada na Evidência – nova edição em 2019

Contacto